Essa é uma pergunta que sempre me vem à cabeça quando vejo pessoas criticando inutilmente atitudes de outras pessoas.
Digo 'inutilmente', pois tais atitudes em nada intervem na vida de quem está criticando.
Sou totalmente a favor que a pessoas tornem-se mais questionadoras e reflitam sobre o universo e a própria vida, mas quando os questionamento e críticas são direcionados ao comportamento alheio, o qual não interfere em nada na vida de terceiros e apenas é relevante na vida do próprio indivíduo e a reflexão é feita sobre atividades de outras pessoas e aspectos da sociedade que não fazem a menor diferença na vida de ninguém que não esteja inserido nessas atividades, sinceramente, essa pergunta me vem à mente.
Por que você se incomoda?
Isso acontece o tempo todo. Por exemplo, quando trata-se de música. Todos os dias vejo alguém criticando e rebaixando outras pessoas por gostarem de um estilo musical diferente. É tão comum que a maioria enxerga isso como algo normal. É o caso de quem curte a banda Restart, por exemplo. Vejo um monte de gente falando bosta sobre quem curte essa banda. Que são viados, que tem mau gosto, que isso não é música, que música de verdade é a que ele gosta, que as bandas de antigamente são melhores, isso e aquilo.
Vamos deixar bem claro: uma coisa é você não gosta de certo estilo musical, outra coisa é você querer ditar o que é bom e o que é ruim de se ouvir.
Pois, se você não gosta da música da banda Restart, basta não ouvir. Não compre o cd, não baixe da internet, não veja os vídeos sobre eles, não vá ao show e não comporte-se feito aquele panaca que deu uma pedrada no vocalista.
Agora, se outras pessoas gostam da Restart, qual o problema? Eles que vão ouvir, eles que vão gastar dinheiro comprando cd, dvd, ingresso para o show, eles que estarão vestidos como os caras, eles que verão os vídeos. Tudo eles que farão. Não tem nada a ver com você. Então, por que te incomoda tanto?
Isso acontece com a bada Restart e todas essas bandas de mesmo estilo, com funk carioca, com o sertanejo universitário do Michel Teló, com pagode e vários outros estilos que pessoas, por simplesmente não estar de acordo com seus gostos musicais, passam a menosprezar que gosta.
Ouça músicas que você goste, ora.
É o que basta.

Quem somos nós?
Será que as pessoas não vêem que essa atitude é a mesma atitude preconceituosa que geram o sexismo, a homofobia e é responsável por esses conflitos raciais que vemos desenvolvendo-se todos os dias em nossa sociedade?
Se não gosta de algo, apenas não faça!
Não escute músicas que lhe agradem!
Não assista a programas de TV que ache medíocre!
Não veja filmes que não goste!
Não faça nada que não esteja de acordo com seus gostos!
Inclusive não fale sobre essas coisas, pois de nada adianta, não acrescenta nada a ninguém.
Mantenha-se longe dessas coisas e respeite quem goste de coisas diferentes das coisas que você gosta.
Afinal, você não tem nada a ver com isso.
Deixe os outros em paz, da mesma forma que você ques estar em paz. Ou vai me dizer que a liberdade só é merecida ao que concordam com você?
O mesmo acontece com os saudosistas que acham que seu tempo foi o melhor de todos.
Agora todo mundo critica a "molecada de hoje em dia". Saudosismo nas alturas, todo mundo quer relembrar sua infância, exaltando-a dizendo "No meu tempo que era bom".
Agora todo mundo critica a "molecada de hoje em dia". Saudosismo nas alturas, todo mundo quer relembrar sua infância, exaltando-a dizendo "No meu tempo que era bom".

Cheguei a ver o cúmulo de alguém postar no Tumblr a imagem do Sol/Bebê dos Teletubbies e dizer que aquilo é só pra quem teve infância. Sinceramente, se sua infância foi assistir a esse tipo de coisa retardada que trata as crianças feito imbecis, então você não está em vantagem nenhuma em relação ao que crescem vendo porcarias com violência. Aliás, qualquer um que baseie o conceito de infância feliz em programas de televisão é simplesmente um grande exemplar de estúpido tomado pela ignorância. Portanto, deixe a "molecada de hoje em dia" em paz. Se não for para apresentá-las a algo realmente útil, se for só para compará-las a gerações anteriores com o intuito de apenas mostrar o quão são "inferiores". Feche sua maldita boca e cuide apenas do seu próprio rabo. Pois sua infância foi tão inútil quanto você pensa sobre a geração atual.
Duvida?
Pergunte aos seus pais.
Cada geração se considera mais inteligente que a anterior e mais sábia que a posterior.
A única resposta para essa questão que consigo imaginar é EGOCENTRISMO.
As pessoas não suportam a constatação de que outras pessoas são felizes mesmo levando a vida de maneira diferente. Não suportam saber que nem todo mundo gostaria de ser como elas. Então juntam-se para passar parte do tempo tentando diminuir outras pessoas. Vejo essa atitude como masturbação em grupo. Gente se juntando para sentir prazer falando mal dos outros. Um fala, os outros concordam e o exaltam, inflando seu ego, fazendo-o sentir-se um pouco melhor consigo mesmo. MASTURBAÇÃO!!!
Nem percebem quanto tempo desperdiçam tentando colocaram-se como exemplos a serem seguidos.
E, enquanto isso, muitos dos alvos dessas críticas inúteis, desfrutam do prazer de apenas viver a própria vida fazendo o que gosta.
Os incomodados que procurem outra coisa para fazer!!!