Seja atrevido, não se arraste, olhe nos olhos e aprenda a desrespeitar!

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Chegar na Hora

Chegar na hora. Atrasar-se agora é sinônimo de importância. Não importa a ocasião, pode ser só tomar uma cerveja no buteco, a pessoa sempre chegará atrasada. E quanto maior o tempo de atraso, mais importante a pessoa se considera. Ao que parece, tornou-se bonito, fino, elegante não chegar na hora marcada. O que eu vejo como uma grande babaquice, além de uma grotesca falta de respeito. Pois se a hora marcada foi as nove, porque não chegar às nove? Qual a beleza em deixar o outro esperando?
E há sempre um argumento, uma desculpa, um motivo que você TEM QUE ENTENDER. A pessoa que espera sempre fica com o papel de ser compreensiva e, se não for, o atrasildo se acha no direito de se sentir magoado. E o errado e você que combinou de chegar as nove e chegou às nove.
Mas pior mesmo é quando nem desculpa tem. A pessoa acha normal e chega dizendo: “Ah, eu me atraso mesmo, nunca chego na hora, não sei o que acontece comigo, até já me acostumei.”. Acho difícil imaginar alguém mais filha da puta. Trabalhei com uma mulher que se atrasava para qualquer compromisso que marcávamos. Fazia isso com todos. Amigos, família, colegas de trabalho. Chegou atrasada ao almoço que marcamos entre os amigos do setor. Atrasou-se para a confraternização de fim de ano e levou consigo uma colega que havia lhe pedido carona. Marcamos de assistir a um jogo de futebol, ela apareceu no início do segundo tempo. Quando alguém chamava a atenção para o atraso ela sempre dizia a mesma coisa:
- Eu sempre me atraso. Nasci com mais de nove meses, até pra nascer eu me atrasei.
Claro que ninguém a via chegar atrasada ao trabalho nos dias que o chefe estava lá ou para qualquer compromisso no qual a maior interessada seria ela mesma. Eu observava isso de longe, sem mencionar palavra. Até um dia ela me falar:
- Já que todo mundo sabe que eu sou assim, deviam se acostumar, não acha Ti?
- Acho isso uma puta sacanagem, isso sim. Falta de consideração e respeito digno de um grande filho da puta.
Ela nunca mais falou comigo e todos ao redor acharam que eu peguei pesado demais com ela, apesar de dizer o que todos ali pensavam de verdade.
O mesmo fato observei em provas de vestibular, concurso público, etc. Parece que o mundo conspira para que a pessoa não chegue na hora marcada. Em qualquer prova desse tipo sempre haverá alguém chorando do lado de fora do portão, pedindo para a deixarem entrar, pois o ônibus quebrou, o metrô atrasou, furou o pneu do carro, o despertador não tocou, relógios quebrados, mães doentes, mortes na família, tudo resolve acontecer no dia da prova.
Lembro-me de uma jovem amiga que encontrei nervosa na rua:
- O que houve querida? – perguntei.
- Perdi o vestibular. Me atrasei. É foda, paguei cem paus na inscrição e por causa de dez minutos aqueles filhos da puta não me deixaram mais entrar naquela porra.
- Mas porque você se atrasou?
- Ah meu, cheguei tarde ontem e acordei atrasada, tive que sair correndo de casa.
- Mas se você sabia que precisava chegar mais cedo devia ter se programado.
- Ah meu, vou me sacrificar por causa de uma porra de prova vestibular?
- Não foi você que chegou três dias antes na fila para um show lá no Morumbi?
- Foi, queria garantir meu lugar.
Enfim, tirando raras exceções, você pode medir o grau de importância de um evento para uma pessoa pela hora em que ela chega.
Aprendi uma técnica legal para não ser injusto nesses casos com pessoas atrasildas. Claro que você precisa chegar na hora para usá-la. Após o horário marcado espera-se dez minutos, para qualquer pessoa. Passando-se esses dez minutos você atribui uma nota de zero a dez para a pessoa atrasada. Multiplique a nota por cinco. Eis o tempo que essa pessoa merece ser esperada. Caso a nota seja zero, você vai embora depois de esperar apenas os dez minutos, caso seja 10, você espera mais cinquenta minutos, totalizando uma hora de espera. Ninguém merece ser esperado mais de uma hora. Se passado todo esse tempo e a pessoa não chegar, pode ir embora pensando que essa pessoa que você considera nota 10, talvez não te considere tanto assim.
Agora, se você é um atrasildo, por favor, se marcou as nove, chegue as nove e não dê margem para que uma pessoa querida comece a achar você um grande filho da puta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário